Avaliação

A disciplina de Educação Visual, através da realização de ações e experiências sistemáticas, deverá desenvolver nos alunos a curiosidade, a imaginação, a criatividade e o prazer pela investigação, ao mesmo tempo que proporciona a aquisição de um conjunto de conhecimentos e de processos cooperativos.

As metas que se reconhecem como fundamentais e que se pretendem atingir conm esta unidade didática sâo:

Técnica 7

Relacionar sistemas de projeção e codificação na criação de formas.
  • Distinguir formas rigorosas simples, utilizando princípios dos sistemas de projeção (sistema europeu: vistas de frente, superior, inferior, lateral direita e esquerda, posterior; plantas, alçados).
  • Conceber objetos/espaços de baixa complexidade, integrando elementos de cotagem e de cortes no desenho (linha de cota, linha de chamada, espessuras de traço).
  • Aplicar sistematizações geométricas das perspetivas axonométricas (isometria, dimétrica e cavaleira).
  • Aplicar sistematizações geométricas das perspetivas axonométricas (isometria, dimétrica e cavaleira).

 Projeto 

  • Desenvolver ações orientadas para a investigação e para atividades de projeto, que interpretam sinais e exploram hipóteses.
  • Desenvolver capacidades de relacionar ações e resultados, que condicionam o desenvolvimento do projeto.

 Ao concluir este trabalho o aluno deverá ser capaz de:

  • Visualizar um objeto a partir de qualquer um dos sistemas estudados e ser capaz de o representar.
  • Planificar a representação de um qualquer objeto fazendo uso da complementaridade dos diferentes sistemas estudados e da adequação das escalas empregues.
  •  Empregar adequadamente os diferentes instrumentos de desenho, reconhecendo e explorando as suas características específicas na obtenção de uma representação expressiva e clara.
  • Compreender diferentes tipos de projeção.