AVALIAÇÃO

A disciplina de Educação Visual, através da realização de ações e experiências sistemáticas, deverá desenvolver nos alunos a curiosidade, a imaginação, a criatividade e o prazer pela investigação, ao mesmo tempo que proporciona a aquisição de um conjunto de conhecimentos e de processos cooperativos.

 

As metas que se reconhecem como fundamentais e que se pretendem atingir conm esta unidade didática sâo:

Discurso 8

Reconhecer signos visuais, o poder das imagens e a imagem publicitária.

  • Demonstrar o poder das imagens que induzem a raciocínios de interpretação (imagens: visuais, olfativas, auditivas; denotação, conotação, informação, emoções intensas, impacto visual, lógica visual, metáfora visual).
  • Interpretar a importância da imagem publicitária no quotidiano (a publicidade condiciona as escolhas, convence usando princípios éticos).

Aplicar e explorar elementos da comunicação visual.
  • Identificar áreas do design de comunicação (gráfico, corporativo ou de  identidade, embalagem, editorial, publicidade, sinalética).
  • Dominar conceitos de paginação, segundo as noções implícitas no design de comunicação (mensagem: informação, imagem, palavras, emissor, público destino; arranjo gráfico: tema, slogan, texto, imagens, grelhas, enquadramento e margens).

  • Decompor uma curta-metragem ou um anúncio televisivo português (elementos; espaços; story-board; etc.).

Projeto

  • Desenvolver ações orientadas para a investigação e para atividades de projeto, que interpretam sinais e exploram hipóteses.
  • Desenvolver capacidades de relacionar ações e resultados, que condicionam o desenvolvimento do projeto.

 Ao concluir este trabalho o aluno deverá ser capaz de:

  • Ilustrar textos a partir de qualquer uma das técnicas estudadas.
  • Planificar a a ilustração de qualquer texto fazendo uso da complementaridade dos diferentes métodos estudados.
  • Empregar adequadamente os diferentes instrumentos de desenho, reconhecendo e explorando as suas características específicas na obtenção de uma representação expressiva e clara.
  • Compreender diferentes tipos de desenho.
 

 

Ficha de avaliação da apresentação :

 

 

"O erro é o fundo em que se destaca uma virtude, e a virtude seria inapreciada se o erro não existisse"  Amadeo Souza Cardoso

 

amadeo souza cardoso,  cubista