AVALIAÇÃO
A disciplina de Educação Visual, através da realização de ações e experiências sistemáticas, deverá desenvolver nos alunos a curiosidade, a imaginação, a criatividade e o prazer pela investigação, ao mesmo tempo que proporciona a aquisição de um conjunto de conhecimentos e de processos cooperativos.
As metas que se reconhecem como fundamentais e que se pretendem atingir conm esta unidade didática sâo:
Discurso 8
Reconhecer signos visuais, o poder das imagens e a imagem publicitária.
- Demonstrar o poder das imagens que induzem a raciocínios de interpretação (imagens: visuais, olfativas, auditivas; denotação, conotação, informação, emoções intensas, impacto visual, lógica visual, metáfora visual).
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Interpretar a importância da imagem publicitária no quotidiano (a publicidade condiciona as escolhas, convence usando princípios éticos).
- Identificar áreas do design de comunicação (gráfico, corporativo ou de identidade, embalagem, editorial, publicidade, sinalética).
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Dominar conceitos de paginação, segundo as noções implícitas no design de comunicação (mensagem: informação, imagem, palavras, emissor, público destino; arranjo gráfico: tema, slogan, texto, imagens, grelhas, enquadramento e margens).
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Decompor uma curta-metragem ou um anúncio televisivo português (elementos; espaços; story-board; etc.).
Projeto
- Desenvolver ações orientadas para a investigação e para atividades de projeto, que interpretam sinais e exploram hipóteses.
- Desenvolver capacidades de relacionar ações e resultados, que condicionam o desenvolvimento do projeto.
Ao concluir este trabalho o aluno deverá ser capaz de:
- Ilustrar textos a partir de qualquer uma das técnicas estudadas.
- Planificar a a ilustração de qualquer texto fazendo uso da complementaridade dos diferentes métodos estudados.
- Empregar adequadamente os diferentes instrumentos de desenho, reconhecendo e explorando as suas características específicas na obtenção de uma representação expressiva e clara.
- Compreender diferentes tipos de desenho.
"O erro é o fundo em que se destaca uma virtude, e a virtude seria inapreciada se o erro não existisse" Amadeo Souza Cardoso