Avaliação

A disciplina de Educação Visual, através da realização de ações e experiências sistemáticas, deverá desenvolver nos alunos a curiosidade, a imaginação, a criatividade e o prazer pela investigação, ao mesmo tempo que proporciona a aquisição de um conjunto de conhecimentos e de processos cooperativos.

 

As metas que se reconhecem como fundamentais e que se pretendem atingir conm esta unidade didática sâo:

Tecnica 7

Conhecer formas geométricas no âmbito dos elementos da representação.
  • Empregar propriedades dos ângulos em representações geométricas (traçado da bissetriz, divisão do ângulo em partes iguais).
  • Utilizar circunferências tangentes na construção de representações plásticas (tangentes externas e internas, reta tangente à circunferência, linhas concordantes).
Dominar a aquisição de conhecimento geométrico.
  • Desenvolver ações orientadas para a decomposição geométrica das formas, enumerando e analisando os elementos que as constituem.
  • Desenvolver capacidades que evidenciem objetivamente a compreensão da estrutura geométrica do objeto.

Técnica 8

Distinguir características e diferenças entre a síntese aditiva e a síntese subtrativa.
  • Explorar propriedades e qualidades da luz-cor, em diversos suportes e contextos (tom ou matiz, valor, saturação, modulação).
  • Manipular a síntese aditiva (luz) e síntese subtrativa (pigmentos) na combinação de cores (cores primárias e secundárias, sistema cor-luz /RGB, sistema cor-pigmento/CMYK, impressão).
  • Aplicar contrastes de luz-cor em produções plásticas (claro/escuro; quente/frio; cores neutras; cores  complementares; extensão; sucessivo; simultâneo).
 
Representação 8
 
Conhecer elementos de expressão e de composição da forma.
  • Explorar a textura, identificando-a em espaços ou produtos (rugosa, lisa, brilhante, baça, áspera, macia, tácteis, artificiais, visuais).
  • Reconhecer e representar princípios formais de profundidade (espaço envolvente, sobreposição, cor, claro/escuro, nitidez).
  • Reconhecer e representar princípios formais de simetria (central, axial, plana).
 

Projeto  8

Reconhecer o papel da análise e da interpretação no desenvolvimento do projeto.
  • Desenvolver ações orientadas para a análise e interpretação, que determinam objetivos e permitem relacionar diferentes perspetivas que acrescentam profundidade ao tema.
  • Identificar, no âmbito do projeto, perspetivas e critérios que influenciam o problema em análise.

 Ao concluir este trabalho o aluno deverá ser capaz de:

  • Desenhar um azulejo a partir das informações recolhidas
  • Planificar a representação de um azulejo fazendo uso da complementaridade dos diferentes sistemas estudados e da adequação das caraterísticas islâmicas.
  • Empregar adequadamente os diferentes instrumentos de desenho, reconhecendo e explorando as suas características específicas na obtenção de uma representação expressiva e clara.
  • Compreender diferentes tipos de projeção.
 

Sondagem

Vai visitar-nos novamente?

Sim (13)
Não (4)
Talvez (4)

Total de votos: 21